Governação Empresarial

Orientada para a inovação e comprometida com o futuro, a ENACOL acredita que para alcançar o sucesso tem de continuar a sua estratégia de desenvolvimento, renovando-se constantemente e reajustando o seu posicionamento.

Estrutura acionista

As participações qualificadas, mantêm a seguinte composição:

  • Grupo Galp Energia, um operador integrado de energia, com atividades que se estendem desde a exploração e produção de petróleo e gás natural, à refinação e distribuição de produtos petrolíferos, à distribuição e venda de gás natural e à geração de energia elétrica, com sede física em Portugal e atividade em 11 países.
  • Sonangol Cabo Verde, pertencente ao grupo Sonangol, empresa estatal angolana de hidrocarbonetos, com sede em Angola e presença em vários países do mundo.
  • Estado de Cabo Verde, fundador da ENACOL.
  • Órgãos Sociais

    A Assembleia Geral é o órgão social constituído pelos acionistas com direito de voto, ao qual cabe deliberar sobre as grandes decisões da Sociedade.

    A composição da Assembleia Geral é a seguinte:

    Presidente – Dra. Vanda Maria Lima Évora

    Secretário – Dra. Margarida Maria Varela de Carvalho

    Ao Conselho de Administração compete, de entre outras funções, definir a estratégia da Empresa, a sua estrutura organizativa e a sua carteira de negócios, assim como aprovar o plano de investimentos e acompanhar a sua execução. As deliberações do Conselho de Administração são tomadas, de um modo geral, por maioria simples.

    O Conselho de Administração é composto por cinco administradores:

    Presidente – Engº Jorge José Borges Carvalho

    Vogal – Engº António Luis dos Santos Neves
    Vogal – Engº João Bento de Silva Neto
    Vogal – Dra. Ana Teresa Pina
    Vogal – Dr. Ricardo Jorge Vilhena de Almeida

    Suplente – Dr. Mário Manuel Morais Teixeira
    Suplente – Dr. Jelson da Silva Feijó

    O Conselho Fiscal é constituído por três membros efetivos, todos independentes e eleitos pela Assembleia Geral de acionistas, sendo um dos membros Auditor de Contas. Compete ao Conselho Fiscal fiscalizar a elaboração e a divulgação da informação financeira da ENACOL e fiscalizar a revisão dos documentos de prestação de contas a propor à Assembleia Geral.

    A composição deste órgão é a seguinte:

    Presidente – Dra. Itaulina Pio

    Vogal – Dr. Carlos Eduardo Malho Meirinho

    Auditor – Dr. Adelino Vital Fonseca
    Suplente – Dra. Carla Andreia Duarte Soares Évora
    Suplente – Dra. Maria Manuela Carvalho Gomes de Almeida

    Empresas participadas

    Tendo em conta o aumento da complexidade do negócio e a necessidade de enfoque estratégico, a ENACOL – Empresa Nacional de Combustíveis de Cabo Verde – decidiu criar duas companhias totalmente detidas pela casa mãe que funcionam como pure plays, para os negócios de logística do transporte marítimo e de gestão de postos de abastecimento.
    Sociedade de Transportes Marítimos, Sociedade Unipessoal Anónima. Fundada em 2011, com capital pertencente à ENACOL, iniciou a sua atividade, tem como propósito promover a distribuição de combustíveis inter-ilhas, transporte de embalados e prestação de serviços a terceiros.
    Sociedade de Gestão e Investimentos, Sociedade Unipessoal Anónima. Empresa inteiramente dedicada à gestão dos postos de venda, com missão clara de dinamizar o negócio de retalho e acima de tudo assegurar o necessário controlo do património alocado a essa atividade.

    NEWSLETTER

    Subscreva as notícias e alertas da ENACOL
    required
    required
    Subscrever
    Thank you for subscribing with us.